Paracelso - (1493-1541)

sábado, 22 de dezembro de 2007
"Aquele que imagina que todos os frutos amadurecem ao mesmo tempo, como as cerejas, nada sabe a respeito das uvas."

Paracelso é o pseudônimo de Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim.
Médico e astrólogo.

Fundador da química médica, aplicou muitos seguimentos astrológicos na prática da medicina.

Se interessou pela inter relação homem-cosmos.

Paracelso descreve a força vital como uma emanação dos astros.

O Sol está em relação com o coração, a lua com o cérebro, Júpiter com o fígado, Saturno com o baço, Mercúrio com os pulmões, Marte com a bilis e Venus com os rins e os orgãos de geração.

O médico deve conhecer os planetas domicrocosmo, o meridiano, o zodíaco, o oriente e o ocidente, sem o qual não pode descobrir os segredos mais ocultos da natureza.

Nos sete livros do Arquidoxo Mágico escrito por Paracelso, encontramos o seguinte texto:

O SELO DOS PLANETAS - LIVRO VII: Os selos dos planetas, é certo, eles tem força e virtude se se prepraram e se colocam a um tempo conveniente, de acordo com as indicações dos céus. Ninguém pode negar os poderes dos astros e sua influencia sobre todos os mortais de nossa terra. É certo que se os planetas e os astros superiores tem capacidade de exercer suas influencias sobre os humanos, como não há de ser possível que eles mesmos rejam outras coisas tais como metais, pedras, imagens e os minerais? Desde logo que estas forças se imprimem em tudo. É possivel para o homem reunir e agrupar estas forças em algum meio, para poder manejá-las; seja este meio um metal, uma pedra, um mineral ou uma imagem. Os sete planetas possuem toda sua força em seus próprios metais a saber: O Sol é o ouro. A Lua é a prata. Venus é o cobre. Júpiter é o estanho. Mercúrio é o mercurio. Marte é o ferro. Saturno é o chumbo.

“Saibam então que todos os sete metais são nascido de uma matéria tripla, a saber: mercúrio, enxofre e sal, mas com coloridos peculiares e distintos”.
Ele rejeitava as tradições gnósticas, mas manteve muitas das filosofias do Hermetismo, do neoplatonismo e de Pitágoras; de qualquer modo, a ciência Hermética tinha tantas teorias aristotélicas que a sua rejeição do Gnosticismo era praticamente sem sentido.
Em particular, Paracelso rejeitava as teorias mágicas de Agrippa e Flamel. Ele não se achava um mago e desprezava aqueles que achavam que fosse.
Paracelso fazia freqüentes associações entre Magia e Imaginação. "O visível esconde o invisível, mas apesar disso conseguimos o invisível apenas através do visível", dizia.

Nesse caso, magia significa a ação direta sobre as pessoas e todos os seres, sem ajuda da matéria. Ou seja, o mago é capaz de causar efeitos físicos sem ajuda física. No livro Paracelso - Alquimista, Químico, Pioneiro da Medicina, o historiador e filósofo Lucien Braun, cita: "toda natureza invisível se movimenta através da imaginação. Se a imaginação fosse forte o suficiente, nada seria impossível, porque ela é a origem de toda magia, de toda ação através da qual o invisível (de um ou outro modo) deixa seu rastro no visível. A energia da verdadeira imaginação pode transformar nossos corpos, e até influenciar no paraíso...".

Paracelso foi um astrólogo, assim como muitos (se não todos) dos físicos europeus da época. A Astrologia foi uma parte muito importante da Medicina de Paracelso. Em um de seus livros, ele reservou várias seções para explicar o uso de talismãs astrológicos na cura de doenças. Criou e produziu talismãs para várias enfermidades, assim como talismãs para cada signo do Zodíaco. Ele também inventou um alfabeto chamado "Alfabeto dos Reis Magos" e esculpiu nos talismãs nomes angelicais.

Na sua visão hermética, a doença e a saúde do corpo dependem da harmonia do homem com o microcosmo e a Natureza do macrocosmo.


De acordo com Paracelso, a cura apóia-se em quatro bases distintas: filosofia, astronomia, alquimia e virtus.
A filosofia significa: abrir-se ao conjunto das forças naturais, observar essas forças invisíveis na penetração da realidade total e perceber o invisível no visível.
A astronomia explica as influências dos astros na saúde e nas enfermidades.
A alquimia torna-se útil no preparo dos medicamentos.
O termo virtus é uma alusão a honestidade do médico que, através do raciocínio de Paracelso, é uma pessoa em constante evolução e aperfeiçoamento, e deve reconhecer a ação da natureza invisível no doente ou, em se tratando do remédio, como atua no plano visível. Assim, o conhecimento médico tem menos a ver com conhecimento intelectual do que com a intuição.


 
posted by Ana Maiz at 09:36, |

0 Comments: